DIRETORA TÉCNICA MÉDICA:
DRA.MARIUTZKA ZADINELLO
CREMESC 9562 RQE 12418

A recuperação da pele após o verão é fundamental


A recuperação da pele após o verão é fundamental

 

Dra. Luciana Moratelli

  

Durante o verão é muito comum a pele ficar desidratada, ressecada e com acentuação das manchas. A recuperação da pele após o término do verão se inicia ainda durante a estação mais quente do ano. O adequado é que seja feita uma avaliação da pele para que se possa começar a planejar a sua recuperação, visando repor o brilho e  a maciez.

Para se ter de volta a maciez e suavidade da pele, deve-se hidratá-la com um bom creme hidratante. Estes cremes devem ser utilizados preferencialmente após o banho, momento no qual ocorre uma maior penetração dos componentes no corpo. Não se pode esquecer que todo o corpo deve ser hidratado, incluindo os pés, joelhos e cotovelos. O uso de cremes hidratantes faz a recuperação de fora para dentro, mas não podemos esquecer de que para que a hidratação seja completa e mais duradoura, uma adequada ingestão de líquidos é fundamental.

Em relação às manchas, é sempre recomendado consultar com um Dermatologista ao perceber o seu surgimento. O problema vai muito além do aspecto estético. Manchas podem indicar a existência de vários problemas de saúde, incluindo os mais graves. E durante o verão, com uma exposição maior ao sol, as manchas podem ficar bem mais acentuadas.

O uso de filtro solar -com um fator de proteção UVA e UVB acima de 30, é o mais indicado para a maioria das pessoas. Porém, o Dermatologista vai poder dizer qual o fator de proteção ideal para cada pessoa e adequar o seu uso conforme as atividades profissionais  e sociais de cada um, inclusive recomendar a apresentação ideal para aquele tipo de pele (gel, creme ou spray). O uso do filtro solar evita o surgimento de manchas e deve ser utilizado diariamente, durante o ano inteiro, e não apenas no verão.

Quando as manchas não estão relacionadas a nenhuma patologia, mas ainda assim incomodam esteticamente, o pós verão é o momento de procurar por procedimentos que possam clareá-las. Métodos como peelings, laser e produtos usados em domicilio, podem ser utilizados para a atenuação ou mesmo o desaparecimento das manchas (dependendo do caso).

O peeling (em inglês significa esfoliar) é uma técnica já consagrada e que vem sendo utilizada na dermatologia há muito tempo. O peeling visa a renovação das camadas da pele. Pode ser feito de maneira a causar uma esfoliação superficial, media e até profunda, dependendo de como está a saúde e a aparência da pele. Para realizar um peeling é importante um bom preparo da pele. Este preparo é feito através da não exposição direta ao sol; do uso de filtros solares diariamente e da aplicação domiciliar de produtos para deixar a pele pronta para receber este peeling.

O laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) é uma tecnologia mais recente utilizada na dermatologia. O laser consegue atingir as camadas mais profundas da pele e, consequentemente, estimular o colágeno que é o responsável pela manutenção da aparência jovem e saudável da pele.

Existem outros procedimentos que também estimulam o colágeno e que podem ser utilizados como terapias coadjuvantes para se obter melhores resultados. Atualmente, tem sido realizado um procedimento chamado Microagulhamento. Este procedimento  utiliza um instrumento que desliza sobre a pele provocando microfendas. Estas microfendas conseguem atingir uma camada mais profunda da pele chamada derme, onde o colágeno está mais inserido. O segundo passo desta técnica é o uso de susbstâncias que conseguem penetrar nestas microfendas e atingir mais facilmente a derme e consequentemente melhorar muito o efeito estimulante do colágeno. Esta técnica se chama Drug delivery.

Ainda em se tratando de melhorar a aparência das manchas causadas pela exposição ao sol, no mercado já se dispõe de diversos produtos para uso domiciliar e que podem ajudar no tratamento. Porém, a recomendação médica é importante para que se faça uso de um produto adequado para cada tipo de pele e que possa também complementar os tratamentos e procedimentos realizados pelo Dermatologista em consultório.

Após o verão é a melhor época para se iniciar tratamentos para a recuperação da pele e para a atenuação das manchas. Consulte com um Dermatologista e cuide bem da sua pele!

 


CNPJ: 08.805.684/0001-00 / Razão Social: Clinica Medica Saude Santa Monica LTDA