DIRETORA TÉCNICA MÉDICA:
DRA.MARIUTZKA ZADINELLO
CREMESC 9562 RQE 12418

O desenvolvimento da Fala e da Linguagem nas crianças


O desenvolvimento da Fala e da Linguagem nas crianças

Daniele Riva

Fonoaudióloga – CRFa 9533

 

O desenvolvimento adequado da Fala e da Linguagem é um dos fatores fundamentais para que as crianças possam progredir de forma equilibrada em todos os aspectos de suas vidas.

Porém, nem sempre este desenvolvimento ocorre de maneira apropriada e cabe aos pais e educadores se familiarizar com o assunto e manter um “ouvido alerta” para tentar detectar precocemente algum problema que possa estar ocorrendo com a criança. O atraso na aquisição da Linguagem (ou falhas nesta aquisição) interfere diretamente no processo normal de aprendizado, acarretando prejuízos no dia a dia e na escola, com consequente queda da interação social e até mesmo da leitura e da escrita destas crianças.

As alterações de Linguagem podem ser provenientes de:

 - Atraso na aquisição da linguagem, onde a progressão processa-se na sequencia correta, porém em um ritmo mais lento. Exemplo: uma criança, com três anos de idade, com possibilidade apenas para formar frases simples como “quer colo”, “dá mamá” e “dá bola”, sendo que o esperado para sua idade é narrar fatos e histórias completas.

 

- Distúrbio Específico de Linguagem, onde existe uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e outras áreas do desenvolvimento. Como, por exemplo, uma criança com desenvolvimento motor normal, brincadeira adequada para a idade, porém com um atraso apenas para falar. Geralmente a queixa relatada pelos pais é de uma criança que faz tudo certo, só não fala. 

 

- Desvio Fonológico, onde há o desenvolvimento normal da linguagem, porém durante a fala ocorrem omissões ou trocas fonêmicas. Por exemplo: uma criança que não consegue pronunciar o fonema /r/ e o substitui por /l/ e acaba pronunciando palavras como “amola”, “calanguejo” e “amalelo”.

 

É fundamental saber que os primeiros anos de vida da criança são cruciais na formação de seus conteúdos linguísticos, ou seja, ela aprende a falar e a se comunicar, e assim crescer e se desenvolver adequadamente passando por todas as fases de crescimento de maneira apropriada. A Linguagem está diretamente relacionada ao crescer com saúde.

Fazer um diagnóstico precoce da existência de algum atraso ou de alguma alteração na Fala – e iniciar um tratamento o quanto antes, aumenta as chances de fazer com que esta criança não sofra nenhum atraso no seu desenvolvimento normal, tanto a nível familiar quanto escolar.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar os indivíduos com distúrbios de comunicação oral e escrita.

O acompanhamento fonoaudiológico é o tratamento adequado para as alterações da Fala. As sessões ocorrem semanalmente e são sempre realizadas com uso de jogos e brincadeiras lúdicas, fazendo com que a fala correta acabe por ser incorporada de maneira natural pela criança. Os jogos são selecionados conforme a idade da criança e o nível de desenvolvimento em que ela se encontra. O planejamento de cada sessão é baseado em objetivos a serem atingidos pelo paciente e que, se executados adequadamente, devem ser repetidos em casa objetivando acelerar a alta.

Os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento da linguagem de seus filhos e em caso de identificação de atraso ou a sinalização de dúvida por parte de um profissional, o diagnóstico e o tratamento precoces aumentarão significativamente as chances de cura.

Em caso de dúvida sobre o desenvolvimento da Fala e da Linguagem de seus filhos, não hesite em procurar um especialista para realizar uma avaliação. Não existe idade padrão para avaliação. Dúvidas e queixas sempre devem ser consideradas!