Inicio / Espaço Saúde / O que você espera de uma consulta ginecológica?
Dra. Margel Pivetta Cantarelli
Ginecologista e Obstetra
A consulta ginecológica não serve somente para realização do exame de preventivo e para resolver queixas pontuais ginecológicas, mas é, acima de tudo, uma consulta em SAÚDE DA MULHER.
Para que tenhamos saúde propriamente dita (SAÚDE DA MULHER, o que acarreta organismo saudável e hormônios equilibrados) precisamos estar de bem com esses 4 SETORES BÁSICOS: SAÚDE GERAL, SAÚDE GINECOLÓGICA, SAÚDE SEXUAL e SAÚDE MENTAL.
SAÚDE GERAL:
a) Cuidado com a Pressão Arterial: você deve ter em mente que a pressão alta é uma doença silenciosa, e se você não fizer um acompanhamento provável que demore a fazer o diagnóstico. Portanto, meça sua pressão.
b) Saúde Alimentar: você deve se perguntar o que você ingere no dia a dia. Primeira coisa retire da sua dieta alimentos ultra processados e ricos em carboidratos simples. Por exemplo: refrigerantes, bolachas, pão branco, massas, congelados. A minha dica essencial: troque o pão branco pelo integral, capriche no consumo de frutas e verduras e tome bastante água.
c) Saúde Física: o nosso corpo precisa que nos movimentemos para que possamos queimar calorias e liberar substâncias que nos fazem sentir prazer e estar com nossos hormônios equilibrados. Portanto, você necessita fazer ou iniciar uma atividade física. Esta pode variar, dependendo do seu gosto.
d) Hábitos de vida: fumar e beber em excesso são hábitos que interferem diretamente em nossa saúde como um todo. Portanto, se você fuma ou bebe, o primeiro passo é procurar ajuda para parar.
SAÚDE GINECOLÓGICA:
a) Exame físico ginecológico: deve ser feito anualmente. Para que possamos relacionar resultados de exames com a clínica, é essencial um exame físico bem feito por profissional apto a realizar.
b) Exames complementares ginecológicos:
- Preventivo (Papanicolaou): deve ser feito anualmente. Após 2 exames normais, a cada 3 anos.
- Ultrassonografias de mama e ginecológica: a critério do médico
- Mamografias : a partir dos 40 anos, anualmente.
SAÚDE SEXUAL: precisamos falar abertamente sobre sexo e sem pudor. O principal tratamento para os problemas sexuais é você encarar e não sentir vergonha em tirar suas dúvidas e procurar ajuda.
SAÚDE MENTAL: o nosso corpo só funciona de forma correta se nossa mente também está sã. Portanto, faça coisas que lhe façam bem e se algo não vai como o esperado, não tenha dúvidas e procure ajuda.
www.youtube/c/florescermulherginecologia